Músicas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Carnaval

Stevan, Rodrigo, Felipe e Gabriel Felder - 6º ano


História do Carnaval



O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia. No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.


Salto de Pirapora




Os carnaval de rua de Salto de Pirapora acontece com desfile do Grêmio Recreativo Unidos da Belarmino Samba Show e blocos carnavalescos, com concentração na praça Elpídio Marcello.


Entrevista

Entrevista com Rafael Silva Simões, 13 anos, integrante do Grupo Belarmino Samba Show.

1.  Quantos integrantes compõe o grupo do carnaval ?
R: Tem que ser no mínimo 25 integrantes.

2.  Quais são os instrumentos que vocês usam ?
R: Repique, caixa, surdo, tamborim, pandeiro, prato...

3.  Quais são os lugares que o grupo percorre ?
R: Começa atrás da “praça da fonte” e desce até o “calçadão”.

4.  O ensaio é aberto ao público ?  Aonde, quando, que horas é o ensaio ?
R: O ensaio é no Recinto Salto de Pirapora, todos os dias da semana menos sábado e domingo de um mês antes do carnaval, e começa às 8h.
Entrevista com João Henrique dos Santos

1. Qual foi sua reação ao ver o carnaval de Salto de Pirapora?
R: Eu achei “muita legal”.

2. Como ele foi?
Foi interessante e cheio de arte.

3. Onde foi?
No ressinto de festas.

4. Que tipo de musica tocou?
Samba.

5. Deixe seu recado?
O carnaval evolui até os dias de hoje.

Rafael à esquerda e Rodrigo à direita

Nenhum comentário:

Postar um comentário