Músicas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A história do rio Pirapora e da cidade

Aluno: Vítor Bueno de Andrade e Pedro Aloiso Ventura de Oliveira
Professora: Regiane
Disciplina: Artes

História
·         Salto de Pirapora está situado à margem esquerda do Rio Pirapora, rio de onde originou seu nome. Salto, origem da cachoeira onde os peixes saltavam na desova e Pirapora, origem do rio que corta o município (rio Pirapora). Na linguagem Tupi Guarani, Pirapora quer dizer Salto do Peixe. Nome do nosso município: Salto de Pirapora, pois é um pequeno e poético salto no rio Pirapora.
Foi fundada por lavradores e operários, comandados por Antonio Maximiano Fidelis, mais conhecido pela alcunha de “Antonio Fogueteiro” e por Felício Lecione, que no dia 24 de junho de 1906, apesar de virarem alvo de chacotas para os companheiros, pois ninguém acreditava que levassem a idéia avante, rezaram a primeira prece no local e demarcaram o local onde seria a sede do município. No dia seguinte, foi construída a primeira capela local (onde hoje está a nossa matriz), por João de Góes que ainda ofertou uma imagem de São João à pequena igreja, que desde então ficou sendo padroeiro da cidade.
·         No dia 6 de Outubro de 1906, o padre Luiz Sicluna celebrou a primeira missa na capela, com a presença de todos que moravam no pequeno povoado, e que ajudaram na construção da capela. Mais tarde, o mesmo padre reuniu novamente esse pessoal e construiu no local a matriz que funciona até nos dias de hoje, como a principal igreja da nossa cidade.
·         Em 1911 Salto de Pirapora foi elevado a Vila e incorporada como distrito do município de Sorocaba, pela lei 1250 de 18 de agosto de 1911, que criava o Distrito de Paz pertencente a Sorocaba.
·         Em 1912 começaram a aparecer os primeiros carros puxado por bois, que ajudaram muito no progresso do pequeno povoado, pois com ele iniciaram-se os transportes de madeira, produtos agrícolas local, como: arroz, feijão e batatas para outras regiões.
·         Finalmente em 1953 no dia 30 de dezembro, Salto de Pirapora se eleva a município pela lei 2456.
A partir desta data, Salto de Pirapora foi crescendo gradativamente quando as industrias começaram a se instalar na região, buscando a grande riqueza que a extração de minérios fornecia.
·         Turismo:Recinto de Festas e Exposições “Antonio Carlos Farrapo”, onde é realizada a Festa do Peão de Boiadeiro e outros eventos do Município, cujo local está bem aparelhado para a finalidade, atraindo visitantes de toda a região; Praça da Criança onde a população de Salto de Pirapora e visitantes passam deliciosos momentos de lazer e toda cultura, crença e costumes dos moradores do bairro do Cafundó, conhecido internacionalmente.
·         Atualmente o prefeito de Salto de Pirapora é Joel David Haddad

              Imagens

Rio Pirapora em Salto de Pirapora

Cachoeira do rio Pirapora


Entrevista com
Lucas Sanches da Silva

1.    O que o senhor fazia pelo rio Pirapora?
- Eu coletava a água do rio para amostras no laboratório.
2. O que o senhor fazia com essa água coletada?
- Nós pesquisávamos pela água se os peixes estavam saldáveis, e se eles estavam se reproduzindo pouco ou bastante, nós fazíamos isso pela urina dos peixes que estava junto à água.
3. O peixe Pirapora ainda existe?
- Sim mas não a muitos deles por ai, pois o nível de pesca vem aumentando cada vez mais.
4. O senhor ainda trabalha no rio?
- Sim, pois eu adoro trabalhar com peixes e com ar fresco.
5. O rio Pirapora traz muitos turistas para a Cidade?
 - Sim por ser um rio bonito e pela natureza que fica ao seu redor

Nenhum comentário:

Postar um comentário