Músicas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que é EMO? 




E um From UK?


De fato esta é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, pessoas que não são desse meio musical... Muitos costumam ser preconceituosos e pré-julgam os adolescentes seguidores destes movimentos.  Por exemplo, o que o movimento Emo tem em comum com o From UK: ambos usam calças super skinny, camisetas justas, porém Emos usam mais contrastes entre o preto e branco, várias escalas de cinza etc. já os From UKs usam tudo colorido, por exemplo uma calça vermelho sangue e uma camiseta azul piscina... a princípio, a diferença é essa.. mais que tal aprofundar no assunto, para que não tenham confusões??

Emo.



O movimento na musica existe desde 1997, 1998...mas não era popularmente conhecido como é hoje, então as pessoas viam e nem ao menos sabiam exatamente o que eram, e simplesmente confundiam com os góticos, darks... mas são movimentos diferentes, embora tenham uma ou outra característica em comum, Emos são pessoas que se emocionam facilmente, na maioria das vezes são introvertidos e timidos por ter esse lado todo sentimental mais forte, tipo, eles se abrem com seus amigos mais íntimos, mas não escondem o estado sentimental de ninguém. eles usam as cores em escala de preto e branco, usam super skinny, camisetas justas, cabelos repicados, tingidos, geralmente bem lisos, com a franja cobrindo um dos olhos, maquiagem preta, delineando os olhos, realçando, dando o destaque pois acredita-se que os olhos mostra o que se sente, como diz o ditado popular: “os olhos são as janelas da Alma”.  que representa suas emoções, ou seja, quase sempre depressivas, buscando uma alto compreensão, a aceitação... Ao mesmo tempo em que são super amigáveis também são anti-sociais, porque, a sociedade hoje em dia tem certa “rejeição” a eles, por exemplo, um garoto ou uma garota emo na escola, vai ser “zuado” mesmo. Inevitável, pois eles são “diferentes”, no estilo apenas, mais são normais como qualquer outra pessoa... mas as pessoas não respeitam essa variação de gênero, estilo. Por isso são anti-sociais. Mas entre seus poucos amigos e familiares tendem a ser super carinhosos, alias alguns até vêem os amigos como um integrante da família, por exemplo.
Essas pessoas tendem a ter uma melancolia por causa dessa rejeição da sociedade, realmente se sentindo “os excluídos” da sociedade. Pois alguns jovens ignorantes “perseguem” os seguidores do movimento. Batendo neles, fazendo constantes ameaças, o que faz com que essas pessoas fiquem “problemáticas”, aí entra a história das tentativas de suicídio. ou seja o famoso bullying.



Como diz a letra da musica “O Peso do Mundo” do CD Ciano (2006) da banda Fresno do Rio Grande do Sul. Considerada uma banda Emo.

Será que eu não vou mais agüentar?
Será que eu não tenho onde ficar?

Será que vou suportar saber que tudo em minha volta é falso e sujo?
Será que vou continuar a carregar nas costas o peso do mundo?

Como é que eu consigo me acalmar, sem nunca explodir, chorar, gritar?
Como podem ser tão maus?
Humilham, mentem, mudam o rumo da minha vida
só porque eu não sou igual
e ocupo todo o tempo sarando feridas.

E eu quero viver sem ter que dar explicação
E eu quero tirar espinhos do meu coração
Me deixa pensar que assim eu vou sobreviver!
Me deixa sonhar, amar, me auto-conhecer.

Auto-conhecer, Auto-conhecer...”


Pra que você entenda um pouco mais sobre o assunto, o novo DVD da Banda tem como discussão esse tema! O DVD se chama: “Fresno, do Outro Lado da Porta.”
Bom, eu vou encerrando o que tenho a dizer dos emos por aqui, embora se tenham muitas e muitas coisas ainda que poderíamos dizer a respeito.
Mas a triste realidade das sociedade atual é que, não importa o que eu fale aqui, as pessoas ainda vão ser preconceituosas, ainda vão pré-julgar, e ainda vão deixar os emos excluídos por conta disso.
Pense nisso, pense nas suas atitudes, saiba primeiro de cada um antes de falar, ou melhor não falar, ignorar. 




From UKs: 





São pessoas super extrovertidas, sempre estão alegres, tem uma “energia” super positiva, o que se pode perceber até pela própria vestimenta deles, roupas mega coloridas, como era o movimento “new wave” nos anos 80. em base, é a mesma coisa que voltou com toda a força, porém com outro nome.
Usa-se as roupas em cores vibrantes e sem combinar, os óculos característicos... a maquiagem é algo bem delineado também, porem com duas cores opostas e bem vibrantes. Sofrem preconceitos como os emos, mais em escalas menores, ainda são um pouco mais aceitos na sociedade... por serem simpáticos, e “abertos” aos estranhos... por exemplo, eles tem mais facilidade de falar de si, do que sente com qualquer pessoa, não sou como os emos, que são mais reservados, às pessoas em que confiam. Esse movimento foi feito mais por “modinha adolescente” mesmo, puts como posso explicar isso, é um movimento que surgiu pouco antes de 2007, mais ficou grandiosamente popular com algumas bandas como Cine, Replace, ou a que é mais conhecida atualmente, a “febre” do momento, a banda Restart. Então é algo bem ligado a música mesmo, mais acredito eu que não vai chegar a durar como o movimento emo vem durando, pois o que muitos não sabem é que o movimento emo já vem vindo em peso, mais camufladamente desde a década de 90.  

  

Por exemplo, confira abaixo uma entrevista que fiz nas ruas da cidade:

Perguntas:

1)     Nome e idade?

Júlio, 16 anos.
Rafael, 15 anos.
Daniel, 15 anos.
Wilson, 15 anos.
Ana Patrícia, 12 anos.
Amanda, 15 anos.

2)     O que te leva a usar este visual? Você se veste assim por que gosta, ou porque é moda?

Júlio: faz 3 anos que usa, e usa por que se sente bem assim, porque realmente gosta.

Rafael, Daniel e Wilson: por que gostam, mais não é nada relacionado ao movimento musical.

Ana Patrícia: usa por ser moda...

Amanda: porque gosta e se sente bem assim, e também pela questão de moda.

3)     que tipo de música você curte? Cite algumas bandas.

Júlio: Restart, Fresno, Nx Zero, Gloria... (ou seja desde alghumas bandas mais pops até algumas de som bem pesado.)

Rafael, Daniel e Wilson: de pagode. Exemplo Pixote.

Ana Patrícia: Restart, Justin Bieber... (tipo pop.)

Amanda: Rock! Fresno, Gloria, Slipknot... (bandas pesadas)

4)     você sabe de onde veio esse movimento ao qual tu está se vestindo?

Júlio e Amanda: até onde ele sabe, veio dos EUA. Meio que com o movimento new wave que está voltando...

Rafael, Daniel , Ana Patrícia e Wilson: não sabem..





Entrevistamos também pessoas que trabalham com isso, na Loja “Tribus”:

A dona Tânia, de 38 anos e o vendedor Diego, de 17 anos.

1)     por que vocês acham que esses jovens usam essas roupas?

Por causa dessa moda, que eles acreditam que tenha surgido com essas bandas novas, como Restart...
Que provavelmente essas roupas são totalmente infuência das musicas que eles escutam...

2)     quais são os produtos que mais tem saída? Por esse tipo de publico?

Óculos, lenços, pulseiras...

3)     e vocês, particularmente gostam de que?

Tânia: Forró.
Diego: Reggae.
_____________________________________________________________________________



Um comentário: